20 de mai. de 2014

ANÁLISE DE UM POEMA E DE ALGUNS ESPORTES

"quanto mais velho você fica menos sua morte é levada a sério"

"não parece coerente acreditar em uma vida que certamente irá te matar"


"ÉREBO"

levei
trinta anos 
para nascer, crescer e envelhecer
dezoito de trinta
com o nariz quebrado.

não posso considerar o passado
porque ele não esta no presente
desde que comecei
a sentir me hipnotizado.

eu ainda invejo a garota de dezoito anos
que ainda pode morrer jovem, mas
eu quero arrancar todos os fios brancos
do garoto quem tem mais
que eu.

a garota e o garoto
estão comigo agora
no érebo
mas

não posso sentir me confortável aqui
visto que o sexo ainda é a última coisa que envelhece em mim.

(hugo guimarães)


a primeira frase desse post pode servir para a análise completa do poema, creio. creio também que estou enjoado de ter que dividir o tempo todo análise e interpretação como duas coisas tão diferentes. a palavra análise me remete tanto á interpretação quanto a própria palavra interpretação.

Im itiri i di timinhi di im pinhi
Podemos ver em várias outras passagens do poema a utilização desse recurso de forma explícita ao substituir as vogais do verso pela letra ‘I’.
Esse recurso simbolista também segundo estudo de Antônio Cândido, a aliteração também como é utilizada no poema de Angélica, com a sucessão da letra ‘I’ dominando inteiramente o verso, dá um sentido de vacuidade, monotia e desespero, principalmente se analisarmos mais um verso que se utiliza dessa aliteração com o verso seguinte, que reforça a sensação de desespero explicitamente sem a utilização do recurso:
Lá em quiriquiqui
Não tinha tiramissu

Então mitiradaqui

mimimi

tenho certeza que a primeira parte do meu trabalho de introdução aos estudos literários I fede. 

o meu poema, em interpretação ou análise. aqui no meu blog, como mando eu, interpretação será análise ponto final!

1ª estrofe: com trinta anos, você já tem a sensação de ter completado o ciclo da vida
2ª estrofe: com trinta anos, você se cansa de ser atormentado pelo passado.
3ª estrofe: vide a primeira frase desse post
4ª estrofe: com trinta anos, a sensação do purgatório já começa
5ª estrofe: com trinta anos você ainda não se cansou de trepar.

na quinta estrofe, encontramos o "problema" do poema. eureka.

vamos falar um pouco agora sobre a inutilidade ou a falta de sentido dos esportes:

atletismo: esse é o pior de todos, pois é praticado em uma pista oval. nunca se chega a lugar algum por mais rápido que se corra ou por mais longa que seja a distância. os saltos não se justificam, pois não há obstáculos para transpassar, como um riacho ou uma fogueira, ou um formigueiro. nem os arremessos. por mais longe que se arremessa um disco, um peso, um martelo ou um dardo, eles voltam para você arremessar de novo. sempre voltam.

voleibol: por mais que seis pessoas se esforcem para que a bola caia do outro lado da rede, quando ela finalmente cai, ela volta para o seu lado, para que você comece tudo de novo.

não quero assumir coisas ruins nesse post porque sei que o bosta do meu ex namorado vai ler.

a coisa boa é que yeap! fiz minha plástica nas costas. passei duas horas na mesa. o enfermeiro assistente após a longa cirurgia disse: nossa! nem parece que tinha uma cicatriz aí. 

corpo do texto. meu quarto trabalho como ator. 


na foto você vê a produtora alicia peres, o diretor thiago carvalhães, a claudia leitte e a produtora betina de tella.

ok ok, já disse que trata-se de uma série que consiste em um curta metragem onde há literatura e nu. sempre um texto e um corpo por episódio.e no primeiro episódio, o marcelino freire é o texto e eu sou o corpo. a pré estreia aconteceu nesse sábado no espaço cultural b_arco. veja cartaz:


no cartaz, você vê as minhas costas e uma parte do episódio.não pude comparecer á pré estreia por causa da minha cirurgia que foi no mesmo dia e por eu ser mais ignorado no mundo da literatura do que a claudia leitte no billboard awards.

então mitiradaqui.

XOXO

1 de mai. de 2014

VERGONHA DO LEGISTA



-
-
- o que quer que eu diga? quer que eu te convença o quanto estou enlouquecendo?
-
- sim, desconfio que esteja novamente enlouquecendo. não sei se é possível ‘desconfiar que esteja enlouquecendo’. será que se percebe quando se esta enlouquecendo?
-
- talvez eu só esteja confuso, cansado. apático! achei a palavra. acho que me encontro em um processo de transcendência da depressão para a apatia. além disso sim, o desejo de abreviação da vida só aumenta e... aff isso me revira o estômago. não, não tenho planos para efetuar a abreviação, mas sempre que há vontade maior que o normal, recomenda-se voltar a procurar ‘ajuda’. se é que há ajuda. a opção mais plausível que me ocorre é usar a gravidade para essa abreviação. mesmo assim, quer saber? acho que dói, mesmo que seja por segundos, mas deve doer e deve ser horrível, não é um salto para o além como deveria ser.
-
- não venha me lançar esse olhar de ‘por que então não estoura os miolos de uma vez?’. eu simplesmente não faço logo porque faltam os ‘guts’. em português seria ‘coragem’, ‘sangue frio’, sei lá, mas ‘guts’ é a palavra certa. além do mais, eu posso simplesmente permanecer aqui, para enterrar o máximo de pessoas que eu puder e para acabar com a sua vida, por exemplo.
-
- ou talvez eu precise de uma ilusão nova. todas essas drogas como lítio, fluoxetina, clorpromazina, diazepan ou aprazolan, risperidona até devem fazer algum efeito ou diferença dessa vez? talvez seja melhor trocar, pois me sinto muito nervoso, irritado, talvez seja melhor só ficar mais calmo, não sei.
-
eu pretendia terminar esse texto com o fim da consulta. com um paciente invadindo o consultório dizendo que estava há mais de uma hora esperando para ser atendido. o psiquiatra responderia ‘mas você foi o primeiro que chamei essa tarde... ’. e eu comentaria ‘que loucura...’.

talvez seja melhor não levar um fora de alguém que vejo com frequência. sei que o inverno começou. e só por isso acho preciso de alguém novamente. e estranhamente comecei a cuidar melhor do meu corpo. comecei a escovar mais os dentes. passou. com o inverno chega também a gripe e acaba não só com o corpo, mas com a auto-estima. é ruim ter de tomar milhares de comprimidos para ficar bom da gripe logo, para que eu possa finalmente ver o garoto que estou cobiçando e tentar não levar um fora, pois será muito ruim ter de vê-lo com frequência. o garoto, não, não é última bolacha do pacote. ainda restam umas três bolachas no pacote. e as outras duas bolachas que também estou cobiçando caem no mesmo impasse mostrado acima. é ruim ter de vê-los sempre. sei que o inverno chegou, mas também sei que não preciso de outra ilusão visto que é relativo o aquecimento do garoto, o da bolacha. só o verei uma vez por semana, mesmo conseguindo pegar a bolacha. e muitos garotos não gostam de dormir abraçado, pois sentem falta de ar, incômodo. sendo assim, dormir com alguém assim é o mesmo que dormir sozinho, e ter de contar apenas com meu tigre gigante de pelúcia e com a minha gata siamesa, que esta tão grande que já consegue esquentar minha barriga e meu peito. e ela ronrona. estudos dizem que o romrom é uma demonstração clara de afeto. agora que estou melhor da gripe, vou para casa dormir.
é realmente necessário se transformar em outra pessoa, em outra coisa o tempo todo? apenas se eu me transformar em algo melhor, serei alguém? terei respeito? não posso ser respeitado pelo que já sou hoje? há controvérsias. ontem, o professor de literatura disse que estamos em uma transição na sociedade em que cada vez mais achamos que devemos ser respeitados pelo que já somos e não pelo que devíamos nos esforçar para ser. eu já aceito a transformação humana pessoal que consiste em aceitar que não posso me transformar. também não quero mais definir o que eu era e nem o que sou e nem o que serei, pois é loucura definir o tempo e o espaço, sendo que nem há provas de que o tempo e o espaço são não definíveis. uma loucura. e a cada dia que frequento a aula de literatura, saio me sentindo uma besta quadrada, uma anta, um animal de tetas.

blog. não é pode ser um diário on line. a não ser que se escreva diariamente. não é meu caso. logo isso não é um diário on line. é só um blog. tempos atrás, umas vinte pessoas o liam. agora acho que ninguém mais o lê. então posso escrever exatamente o que eu quiser, sem filtros. ás vezes algum desconhecido lê, pergunta, comenta, mas a maioria deles estão interessados no meu corpo, não na minha escrita.
é por isso que também sou ator. por causa do corpo. por causa do rosto. neste feriado vou filmar. como gosto de filmar... eu sei sim interpretar. sei sim. vi o corte final do ‘nova dubai’ [veja amostra logo abaixo (sei que o guto não me autorizou a divulgar essa imagem, mas como ninguém lê este blog, não haverá problemas)]



nova dubai: cumming soon! It’s really cumming!

acho que estou bem J. ainda não vi o corte final do ‘feeling blue’, outro filme em que estou, mas o dani, diretor do filme, disse que estou bem J e eu acredito J. amanhã, vou filmar o primeiro episódio do ‘corpo do texto’, projeto do amigo thiago carvalhães que cria uma espécie de curta metragem baseado em um texto. e nesse curta, é sempre usado um corpo. nesse primeiro episódio, o marcelino freire será o texto (de seu recente romance ‘nossos ossos’) e eu serei o corpo. li o roteiro no fim de semana passado. gostei muito J

sim, quero fazer o que faço na sauna com o menino da bolacha, mas vou passar o fim da noite de hoje comendo os últimos biscoitos importados de morango que comprei. você já comeu esses biscoitos da peperidge farm? não morra sem comer, são muito deliciosos:




também vou terminar de ver o VHS do filme ‘the collector’ de 1965, do willian wyler. acaba de sair em uma edição lindinha em DVD, mas EU tenho o VHS raro, raríssimo J eu adoro ver atuações. até ver a edição nova em DVD, eu não sabia que a samantha e o terence ganharam ambos o oscar de melhor atriz e ator respectivamente, por esse filme. recentemente também vi, finalmente, a atuação da cate blanchet em ‘blue jasmine’, é um colosso de atuação!

F
R
C
L
meus quatro namorados até hoje.
F – só era extremamente fútil, mas ele tinha que ter algum defeito. não é ruim ser fútil.
R – esse era apenas mentiroso e rampeiro. além de engordar copiosamente enquanto estava comigo.
C – esse não me dava atenção e só namorava comigo porque não tinha nada melhor para fazer. o dia em que ele me deu um bolo no cinema para fazer torta de limão para o ex-namorado foi antológico...
L – esse sem dúvida foi o pior de todos. pensei que nunca encontraria alguém pior que o R, mas consegui! L era mentiroso, viciado, alcoólatra, ladrão, vulgar, favelado, burro, vagabundo e feio ainda por cima! eu explico: eu estava sob o efeito de fortes medicamentos e creio que fui vítima de magia negra quanto tive esse ‘relacionamento’ com essa ‘pessoa’.
L, se nesse momento não estiver caído bêbado em alguma calçada, deve estar dormindo no quarto que divide com a avó insuportável de 100 anos. quarto esse que fica em um barraco caindo aos pedaços em uma favela do jabaquara. e ainda assim L ainda acha que pode chamar meu apartamento de lixo, e acha que pode chamar meus pais de porcos. roinc roinc. L nesse momento deve estar fazendo sexo com um homem negro obeso que usa uma peruca loura, afinal era só com pessoas desse tipo que ele conseguia se relacionar antes de me conhecer. L nem imagina que mesmo se eu perder uma perna, eu ainda terei uma vida sexual bem melhor que a dele. L nesse momento está tão magro que a cabeça está tão grande quanto o resto do corpo. é macabro ver que a massa da cabeça dele esta equivalente ao resto do corpo. conta-se que ele conseguiu um emprego novo, por isso deve estar cheirando tudo o que pode. por isso, ás vezes penso que é mais seguro ficar em casa com a minha gata siamesa comendo biscoitos da peperidge farm ao invés de descolar outro garoto.



daqui a duas semanas vou finalmente fazer minha plástica nas costas. para não ter vergonha do legista. e então vou poder dar tudo o que eu não dei no ano passado inteiro! (brincadeira)
faltou falar de esporte? infelizmente devido a essa cirurgia, não vou poder fazer o salto triplo na copa USP de atletismo no dia 25, como eu esperava. sim, em boas condições físicas eu podia começar a trabalhar com a marca de doze metros (o que é bem razoável para o padrão copa USP) também tive um edema no joelho direito no começo desse ano que prejudicou bastante o treino e justifica meu péssimo desempenho no bichusp, mas não tem problema não – cuide bem do seu marido e nunca mais ouça o refrão.

hoje estou indo á academia quase todos os dias para fortalecer os quadríceps loucamente e muito em breve vou poder sair por aí de micro shorts e arrumar confusão com um funkeiro na plataforma da estação pinheiros de trem. (brincadeira). estou fortalecendo os quadríceps para voltar a treinar bem atletismo e competir no biffe em novembro. sabe o que é o biffe? é uma competição que envolve as atléticas menos fortes da USP. enquanto não volto para as pistas, além da academia, treino ás quintas com o time de voleibol da fflch e aos fins de semana, jogo voleibol com as travestis nordestinas do sesc. tais travestis são muito receptivas e me deixam jogar também numa boa.


XOXO